GLICÓLISE.

24 mar

Posso imaginar o que vocês estão pensando agora, eu também fiquei maluco quando vi isso pela primeira vez, mais calma não é nada difícil e  também não é nenhum projeto da NASA, apenas ilustrei aqui de forma simples o saldo final de ATP´s (Adenosina Trifosfato) formados no ciclo da glicose resultando em 38 ATP’s. Você deve estar se perguntado mais qual é a função do ATP em nosso organismo, para ser mais breve digo que o “ATP” é a nossa energia corrente, ou seja, uma moeda corrente  de energia necessária para a realização de todos os processos e funcionamento metabólicos que acontecem em nosso corpo. 

Na verdade meu desenho é bem singelo, pois se procurarem por imagens do mapa metabólico  notaram que existem outros processos e vias a serem abordadas. 

A respiração celular pode ser dividida em 3 fases:

1º Glicólise: Este processo é o inicio da hidrolise da glicose, não necessita de de O2 e é responsável pela formação de 2 ATP´s e 2NADH um processo que ocorre no citossol.

2º Ac. Pirúvico:o piruvato é responsável pela liberação de CO2 perdendo um carbono (descarboxilação do piruvato) logo após ele é transportado para dentro da mitocôndria sendo classificado como Acetil (2 carbonos) que se liga com uma coenzima A ativada pela vitamina B3 responsável pela formação de NADH.

3º Ciclo do Ac. Cítrico: O ciclo serve para aumentar a sobrevida da molécula de glicose e permitir uma maior extração de energia deste processo.

LOGO ABAIXO SEGUE O ESQUEMA EXEMPLAR SOBRE O CICLO.

Imagem

2 Respostas to “GLICÓLISE.”

  1. Jaqueline Alencar outubro 22, 2013 às 11:54 pm #

    Olá, William
    Faço curso de nutrição e preciso fazer o mapa metabólico e não sei por onde começar… E eu vi teu mapa metabólico e achei um máximo … E então gostaria que você me desse alguma ajudinha de como fazer esse mapa , e como começar !?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s